SOBRE NÓS
O Núcleo Teatro de Imersão é um grupo teatral de São Paulo, SP, que pesquisa e monta espetáculos de teatro imersivo em locais alternativos, específicos para a trama a ser contada. A companhia propõe novas relações entre ator e espectador, ao inserir o público no espaço da representação, em meio à cena representada, e ao fazê-lo circular pelo espaço ficcional, sem separação entre palco e plateia e cercado pelos personagens, pelo cenário, pelas sonoridades e aromas da cena. Priorizando boas histórias, com enredos bem construídos, cativantes e sensíveis, o objetivo do Núcleo Teatro de Imersão é fazer com que o espectador se envolva com os personagens e se emocione com as ações, fatos e conflitos apresentados como se estivesse testemunhando eventos reais, e não uma encenação.
O Núcleo Teatro de Imersão iniciou suas pesquisas em 2014 e, no ano de 2017, estreou seu primeiro espetáculo imersivo, site specific e itinerante Tio Ivan, adaptação para a peça teatral O Tio Vania, de Anton Tchekhov, em cartaz em três ambientes da Oficina Cultural Oswald de Andrade e da Casa das Rosas, em São Paulo, por três temporadas, em 2017, 2018 e 2019. Mesmo produzido sem qualquer patrocínio, este espetáculo de estreia da companhia alcançou uma média 80% de lotação em todas as suas temporadas e foi premiado como Melhor Espetáculo de Grupo de 2018 do Prêmio Aplauso Brasil (júri popular).
Em 2020, o Núcleo Teatro de Imersão estreou As Palavras da Nossa Casa, encenação imersiva, itinerante e site specific inspirada em obras de Ingmar Bergman, em cartaz em diversos ambientes da Casa das Rosas, em São Paulo. Apesar de ter sido produzido de forma completamente independente, sem patrocínio público ou privado, o espetáculo obteve lotação máxima em todas as sessões de sua temporada. Com a chegada da pandemia de COVID-19, As Palavras da Nossa Casa ganhou versão online e ainda imersiva, realizada ao vivo, pelo Zoom, em duas temporadas, a primeira independente (2020) e a segunda contemplada pelo PROAC Lei Aldir Blanc. A versão virtual também teve apresentações avulsas pela Conexão Casas de Cultura, nas redes sociais da Casa de Cultura de Santo Amaro (2020), e pela Virada Cultural da Cidade de São Paulo (2020). Em 2022, com a pandemia atenuada, o espetáculo voltou a ser apresentado presencialmente, em curta temporada, circulando por diversos ambientes do Casarão da Vila Guilherme, novamente com ingressos esgotados.
Ainda em 2022, o Núcleo Teatro de Imersão foi selecionado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal e começou a preparar o espetáculo Personagens em Busca de um Autor, adaptação imersiva, interativa, site specific e itinerante do texto Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello. O espetáculo fez temporada em 2023, circulando por diversos ambientes do Theatro Municipal, com todos os ingressos esgotados. No mesmo ano e no ano de 2024, apresentou-se também no Centro Cultural Santo Amaro, no Centro Cultural Olido/Centro de Memória do Circo, no Teatro Flávio Império, na Casa de Cultura Butantã e na Casa de Cultura Freguesia do Ó, sempre circulando por diversos ambientes desses espaços.
Em 2024, o Núcleo Teatro de Imersão estreou, em parceria com a Cia Boa Vista, o espetáculo Traição, adaptação imersiva, site specific e itinerante do texto de Harold Pinter, que circulou por 5 quartos, em 3 andares diferentes, do icônico hotel San Raphael, no Largo do Arouche para contar a história de um triângulo amoroso entre moradores de um mesmo apart-hotel nos anos 1960.
Adriana Câmara
DRT/PE 1.831
Formada atriz pela Fundação Joaquim Nabuco. É mestre em Teatro pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduada em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou cursos de teatro na London Academy of Music and Dramatic Art (LAMDA); com o Grupo de Estudos do TAPA; com o Grupo Galpão; com a Companhia Teatro de Seraphim, entre outros.
É diretora, produtora e atriz do Núcleo Teatro de Imersão. É proprietária da empresa produtora Menina dos Olhos do Brasil.
Foi diretora, produtora, cenógrafa, figurinista e atriz dos espetáculos do Núcleo Teatro de Imersão “Tio Ivan” (“O Tio Vania”), de Anton Tchekhov, em cartaz por três temporadas (2017, 2018 e 2019) e vencedor do Prêmio Aplauso de Melhor Espetáculo de Grupo de 2018 pelo júri popular, e “As Palavras da Nossa Casa”, nas versões presencial (2020 e 2022) e virtual (2020 e 2021). Foi diretora, produtora e atriz dos espetáculos "Personagens em Busca de um Autor", adaptação da mesma companhia para texto de Luigi Pirandello (2023 e 2024), e "Traição", adaptação do texto de Harold Pinter, também montado pelo Núcleo Teatro de Imersão (2024). Foi responsável pela adaptação do texto de todos os espetáculos do Núcleo Teatro de Imersão.
Dirigiu as séries de TV “Sensacionalista” para o Multishow e “Nota 10” para o Canal Futura. Foi diretora assistente da série “Afinando a Língua”, do Canal Futura, e primeira assistente de direção do filme de longa-metragem “Desenrola” e de diversas séries e programas de TV, como “Dia de Cássia” e “Claro que é Rock”, do Multishow, e “Quando Éramos Virgens”, do GNT. Foi coordenadora de produção da série “Recortes do Brasil-Pará”, do Canal Futura. Fez o roteiro, a direção, a montagem, a edição de som e a produção do filme de curta-metragem de ficção “1:21”, premiado como Melhor Filme do 15º Cine PE Festival do Audiovisual, Melhor Ficção do 18º Gramado Cine Vídeo, Melhor Curta Experimental, Melhor Som e Melhor Fotografia do 6º Fest-Aruanda do Audiovisual; Melhor Filme Experimental do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia e participante de dezenas de festivais de cinema, no Brasil e no exterior.
Atuou nos espetáculos "Chá em Casa dos Prosórov" ("As Três Irmãs"), de Anton Tchekhov, dirigido por Elisa Toledo Todd; "Agafya", de Anton Tchekhov, adaptado por William Hetherington e dirigido por Penelope Cherns; "Cordéis", dirigido por Luís Maurício Carvalheira; "Os Encarcerados" e "Sonho de Uma Noite de Natal", escritos e dirigidos por Gustavo Falcão; "Os Físicos", de Ernest Dürrenat, com direção de Eduardo Gomes; "O Mundo é uma Bola", com direção de Eduardo Gomes. Atuou em performances baseadas nos textos "Abajur Lilás", de Plínio Marcos; "Macbeth", de Shakespeare; "O Pássaro Azul", de Maeterlinck; "Calabar", de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra; "Santa Joana", de Bernard Shaw; "Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues; "Os Saltimbancos", de Chico Buarque de Holanda; "Computa, computador, computa", de Millôr Fernandes.
Também trabalha como professora, tendo ministrado quatro Oficinas de Teatro Imersivo, que geraram quatro espetáculos imersivos, além de disciplinas de roteiro, direção, produção e edição para o audiovisual. Tem dado palestras e entrevistas sobre o processo de produção do Núcleo Teatro de Imersão para pesquisas acadêmicas e outros projetos e eventos.
Glau Gurgel
DRT/SP 30091
Ator formado pela Escola Recriarte e bacharel em Música, com habilitação em canto, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuou nos espetáculos “Tio Ivan” (2017, 2018 e 2019), “As Palavras da Nossa Casa” (2020, 2021, 2022), "Personagens em Busca de um Autor" (2023, 2024), e "Traição" (2024), do Núcleo Teatro de Imersão. Junto ao Núcleo Universitário de Ópera (NUO) e à Orquestra Filarmonia, atuou na opereta “O Mikado”, de Gilbert e Sullivan, na opereta “Os Piratas de Penzance”, de Gilbert e Sullivan, na opereta “Forrobodó”, de Floriano Peixoto e Chiquinha Gonzaga, em “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertold Brecht e Kurt Weil, e na opereta "Patience", de Gilbert e Sullivan, todas sob a regência do maestro Paulo Maron. Junto à Companhia Ciabata, atuou em “Assassinato no Bixiga, Quem Matou Arnesto?” e “A Senhora que Fazia Tortas” , ambos escritos por Marcos Lopes. Foi protagonista do espetáculo “Noel Rosa, o Poeta, o Músico, Cronista de uma Época”, escrito e dirigido por Cybele Gianini, em três temporadas da peça. Integrou o ensemble do espetáculo “O Médico e o Monstro”, de Leslie Bricusse e Frank Wildhorn, dirigido no Brasil por Fred Hanson. Integrou o elenco de “Enlace – A Loja do Ourives”, baseada na obra de Karol Wojtyla - Papa João Paulo II - com música de Thiago Gimenes e direção de Roberto Lage. Participou como ator e cantor da ópera “O Morcego”, de Johann Strauss, dirigida por Mauro Wrona. Atuou no espetáculo “Guarde para os Dias de Chuva”, escrito e dirigido por Júlio Adamanto. Também atuou nos espetáculos “A Maldição do Vale Negro”, de Caio Fernando Abreu e Luiz Nunes, com direção de Jamil Dias, e “Nossa Cidade”, de Thornton Wilder, dirigido por João Ribeiro; na opereta “Moscou Tcheryomurshki", de Vladimir Mass e Mikhail Chervinsky, dirigida por Paulo Maron; e nas óperas “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, dirigida por Guilherme Gama, e “Der Mond – A Lua”, de Carl Orff, dirigida por Paulo Maron. Foi assistente de direção do diretor Mauro Wrona na ópera “Salomé”. Dirigiu a ópera "A Chave", de Carlos Moreno. Foi produtor executivo do Festival de Ópera do Theatro da Paz da edição XII à XVI, de 2013 a 2017.
Gizelle Menon
DRT 43.191/SP
Formada em Teatro Profissional pela Teatro Escola Macunaíma, pós-graduada em Comunicação e Marketing pela ESPM, graduada em Comunicação (Relações Públicas) pela FIAM. Participou da Oficina Grandes Dramaturgas, da FUNARTE (Malditos Dramaturgos). Participou dos grupos de estudos do Teatro Ágora e do Grupo TAPA, da Oficina da Cia Bará para a Trilogia da Terra e da Oficina de Interpretação com Denise Weinberg.
Trabalhou como atriz e produtora de arte no espetáculo “As Palavras da Nossa Casa” (2020, 2021, 2022), do Núcleo Teatro de Imersão. Foi atriz do espetáculo “Personagens em Busca de um Autor” (2023, 2024), da mesma companhia. Foi contrarregra e assistente de camarim de "Traição" (2024), também do Núcleo Teatro de Imersão.
Atuou também nos espetáculos “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, com direção de Gabriel Veiga Catellani; “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Terra em Transe”, “A Idade da Terra”, adaptações dos filmes de Glauber Rocha dirigidas por Diego Gonzalez na Cia Bará; “A Dona da História”, de João Falcão; “Piscina Sem Água”, de Mark Ravenhill; “Bloody Muriel”, de Ricardo Leitte, dirigida por Ariel Moshe; “Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal; “O Diário de Anne Frank”, traduzido por Antonio Mercado e Miriam Mehler. Fez Intervenção Teatral com bailarinos da Quadrela Cia de Dança, no projeto "Entre Imagens, Sons e Movimentos" (Dança Contemporânea), direção conjunta com Roberto dos Santos e texto autoral.
Letícia Alves
DRT/SP: 0047616
Formada como atriz e arte-educadora, bacharela e licenciada, pela Universidade Anhembi Morumbi. Formada também em dança criativa na Anhembi Morumbi, dança de salão pelas Fábricas de Cultura, e dublagem, pelas escolas Herbert Richards Jr. e BRAAPA. Estudou também canto coral e circo. Trabalhou no espetáculo “Tio Ivan” (2017, 2018, 2019), do Núcleo Teatro de Imersão, como contrarregra, assistente de palco e público e assistente de direção. Trabalhou como atriz no espetáculo “Personagens em Busca de um Autor”, da mesma companhia, em 2023 e 2024. Foi contrarregra e assistente de camarim de "Traição" (2024), também do Núcleo Teatro de Imersão. Também foi atriz dos espetáculos “Eles não Usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, dirigido por Deborah Serretiello; em “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennesse Williams, dirigido por Renata Zhaneta; em “Borandá”, de Luís Alberto de Abreu, dirigido por Simone Boer; e em “O País Está Consternado”, de Matei Visniec, dirigido por Marcelo Braga. Atuou na web série “Fala Sério”, dirigida por Juliana Regis Cabral. Atualmente, é produtora do Núcleo Teatro de Imersão.
Amanda Policarpo
DRT/SP: 56031
Atriz formada em licenciatura e bacharelado em teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Também estudou Texto e Corpo, com Aline Bei, Direção Teatral, com Eric Lenate e Escola de Cinema , no Instituto Stanislavsky, com Tristan Aronovich. Atuou nos espetáculos adultos “Personagens em Busca de um Autor” (2023, 2024), do Núcleo Teatro de Imersão; “A visita da Velha Senhora”, pela Cia de Teatro Paideia; “Dogville”, dirigido por Marcelo Braga"; "A vista da velha", de Simone de Beauvoir; e " O pagador de promessas”, com direção de Dinho Hortênsio. Atuou nos espetáculos infantis “Encanto”, “Patrulha Canina”, “Roblox” e “Princesas”, pela Mansão Teatro Tatuapé e Teatro BTC. Fez estágio na Cia de Teatro Paideia e acompanhou a montagem do espetáculo “Enfim o Paraíso”. Como arte-educadora, trabalhou na empresa Mãozinhas que Fazem, como recreadora infantil. Foi assistente de direção, assistente de público e contrarregra do espetáculo "Traição", do Núcleo Teatro de Imersão (2024).
Hernani Rocha
Formado em Desenho Industrial (Habilitação Programação Visual) pela Universidade Mackenzie. Formado Técnico em Publicidade pelo Colégio Castro Alves. Frequentou o Curso de Ilustração da Escola Panamericana de Artes.
É programador visual do Núcleo Teatro de Imersão e de todos os seus espetáculos: “Tio Ivan”, “As Palavras da Nossa Casa”, “Personagens em Busca de um Autor” e "Traição". Fez a assistência de cenografia dos espetáculos “Tio Ivan” e “As Palavras da Nossa Casa” do Núcleo Teatro de Imersão. Foi cenotécnico e diretor de contrarregragem de “Traição” e cenógrafo de “Personagens em Busca de um Autor”, da mesma companhia.
Atuou como Diretor de Arte, Designer Gráfico e Ilustrador em diversas empresas, entre elas: Editora Scipione, Lojas Camicado, LEN Design e Elmac Publicidade.
Foi autor das vitrines da fachada do Shopping Paulista no Projeto “São Paulo Passa por Aqui”, realizado em conjunto com as revistas Gula, Revista da Folha e Bricolagem. Fez o design gráfico e as ilustrações da coleção de livros Música em Família composta dos títulos “Para Sempre”, “Receita de Felicidade”, “Movimento”, “Um para o Outro” e “O que Nós Somos Juntos”. Desenhou os bonecos PLOCTZ e a sua logomarca, para o mesmo grupo. É diretor de arte da empresa Tribo d’Arte.
Dayane Isabela
Formada em Produção Audiovisual pelo Fiam Faam Centro Universitário, e Design Digital e Multimídia pela Universidade Anhembi Morumbi.
Foi assistente de palco e público, bilheteira e contrarregra do espetáculo presencial “As Palavras da Nossa Casa”, do Núcleo Teatro de Imersão, nas apresentações da Casa das Rosas e do Casarão da Vila Guilherme, em 2020 e 2022. Na versão virtual do espetáculo, de 2020 a 2021, também foi responsável pela recepção e orientação do público.
Trabalhou em diversas funções do departamento de produção de empresas como a Clan Produtora, o Hopi Hari, a Agência Quarter, a Urbia Parques, a DKS Agência.
Foi Stage Manager da São Paulo Expo 2024; da PMSL Américas 2024, fazendo a montagem e a direção de palco; do Brasília Game Festival 2024, fazendo a montagem a direção de palco da Liga NFA; do CHOK BR Honor of Kings 2023, sendo responsável pela produção, coordenação e pelo set de transmissão.
Também atuou como diretora de palco da CCXP 2023 Arena Game; do Game Changer ALOK Free fire 2023; da BGS 2023; do Hopi Pride por dois anos (2024 e 2022).
Foi produtora geral, responsável por toda a montagem, desmontagem, o set de transmissão, a logística, o planejamento e a gestão operacional de eventos como a LBS - Liga Brasileira de Sinuquinha II e III, do Super Desafio 400K, e do Rei da Mesa. Também foi produtora geral do DJ LMB, de 2022 a 2023, responsável pela logística, pré-show, showtime, passagem de som e todo planejamento de DVD e clipes. Ainda fez a produção geral da Umbanda em Curso, de 2021 a 2022, sendo responsável pela produção de pautas e roteiros, cenários, objetos de cena, iluminação, filmagem, gestão de conteúdo e postagem em mídias sociais.
Foi produtora de operações do Hopi Gaming Festival 2022, do Hopi Hari, na final presencial NFA, tendo realizado, além da produção de montagem e desmontagem do evento, a coordenação de backstage durante a operação do evento, que foi transmitido no YouTube. Também foi produtora de operações do BIG FESTIVAL 2022, da São Paulo Expo, NFA 4x4 presencial transmitido no YouTube, fazendo a montagem e desmontagem do pavilhão e o mapeamento de acessos para equipe operacional. E ainda fez a produção de operações da Urbia Parques, de 2023 a 2024, responsável pela montagem e desmontagem dos eventos Best of Blues and Rock, Champions League (Pepsi Black), Tudum (Netflix), Flui SP, Rexona e Hot Wells City Experience.
Foi produtora de set da MPL Mobile Legends e do Lounge de Entrevista Taça da Patroa - Lançamento do personagem da cantora Anitta.
Fez a coordenação de set da Copa O Mundo da Sinuca 2022 e a pré produção x2 do WeedzãoSET.
Foi produtora de infraestrutura do Carnaval de Rua de São Paulo, em 2024, e produtora artística da Virada Cultural 2023. Realizou o Apoio Operacional da Virada esportiva 2021 e o Apoio à Produção do Carnaval de Rua de SP, em 2020.
Foi técnica audiovisual da Semana Internacional de Música em 2019, Designer de Conteúdo da TheMediaGroup, em 2011, e Assistente de arte da STM Propag, em 2015.
Samuel Luz
DRT/SP: 9332
Formado ator no Curso de formação atores do SESC Santos e no Curso de formação de atores Emilio Fontana – São Paulo. Bacharel em comunicação social – Marketing e Propaganda, pela UNISANTOS.
Atuou no espetáculo “Tio Ivan”, do Núcleo Teatro de Imersão.
Atuou nos espetáculos “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, dirigido por Waldirez Bruno; “Guernica”, releitura do texto de Fernando Arrabal, dirigido por Waldirez Bruno; “Eles Não Usam Black Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, dirigido por Emilio Fontana; “O Noviço”, de Martins Pena, dirigido por Ney Veneziano; “Revistando o Teatro de Revista”, escrito e dirigido por Ney Veneziano e Perito Monteiro; “A Farsa”, de Miguel Marcarian, dirigido por Washinton L.Gonzales. Participou dos Festivais Nacionais de Teatro de Blumenau, Tatuí e São José do Rio Preto.
Atuou também nas novelas “O Outro Lado do Paraiso” (direção Mauro Mendonça Filho, Rede Globo), “Tempo de Amar” (direção de Jayme Monjardim, Rede Globo), “Pega Pega” (direção de Luiz Felipe Sá, Rede Globo), “Era Uma Vez uma História” (direção de Carlos Araújo, Rede Band), “Novo Mundo” (direção de Vinicius Coimbra, Rede Globo), “Cúmplices de um Resgate” (SBT), “Totalmente Demais” (Rede Globo). Atuou nas séries de TV “Assédio” (direção de Amuara Mautner, Rede Globo/Netflix) e “A Cara do Pai” (direção de Fabrício Mamberti, Rede Globo).